As consequências da capacidade de aprender

As consequências da capacidade de aprender

Quando os bebês humanos nascem eles precisam de muita atenção e cuidado da mãe, os motivo disso? Bem, a razão é principalmente anatômica, ao longo da evolução, o canal do parto das mulheres se estreitou e portanto, restringiu o tamnho máximo que um bebê pode atingir. Em contrapartida, o cérebro humano humano sofreu um enorme aumento de tamanho, consequentemente, a cabeça também aumentou. Caso o parto demorasse mais de nove meses para acontecer, não haveria espaço para a pessagem do bebê. Essa limitação faz com que os bebês nasçam muito dependentes da mãe e de outros adultos.
A medida que o bebê cresce ele aprende a andar e mexer o corpo com fluides, a falar e interagir. É durante essa interação que aprendemos valores, hábitos, normas e tradições. No ser humano especificamente, o aprendizado acontece de maneira muito mais fácil.

Todos os animais aprendem

Embora a capacidade de aprender do humano seja superior que a dos outros animais, a capacidade de aprender é universal. Tal caracterísca é essencial para sobrevivência dos seres em geral. Algumas utilidades: reconhecer e obter alimentos, evitar predadores, procurar ou construir abrigos, interagir com outros organismos. Alguns exemplos são: ratos aprendem a reconhecer alimentos pelo cheiro na boca da mãe, alguns primatas aprendem a quebrar frutos com pedras para se alimentar.
Os seres humanos tem algumas características peculiares em relação ao aprendizado, nossa capacidade de aprendizagem e cooperação é surpreendente e certamente é oq nos diferencia do resto dos animais.

Crescimento populacional e futuro da humanidade

É difícil de se saber com clareza, mas suspeitasse que a 200 mil anos no surgimento da nossa espécie, haviam pouco mais de alguns milheres de indivíduos divididos em algumas centenas de grupos. Com o desenvolvimento gradual e a evolução das tecnologias a população cresceu mais e mais (começando pela África e Europa). O desenvolvimento da agricultura (8 mil anos atrás), favoreceu e acelorou de forma absurda o processo de crescimento populacional que por sua vez gerou uma piora na qualidade de vida (excesso de pessoas por vila/aldeia).
Mesmo com esse pequeno problema, várias outras tecnologias como novos meios de transporte ou comunicação continuaram a aumentar significativamente os números da população. Geralndo, é claro, novas doenças, problemas étnicos e o aquecimento global.
Atualmente a humanidade passa por uma situação crítica, a população cresce em uma velocidade absurda, e estimasse que as próximas décadas sejam de crise e a nossa capacidade decooperação será exigida mais do que nunca.

Comentários