Classificação biológica do ser humano

Existe uma teoria muito aceita atualmente que defende que a evolução das especies torna possível a geração de novas categorias de animais. O ser humano tem algumas características muito semelhantes a outros animais, como por exemplo, assim como os vertebrados temos temos esqueleto interno, que é dividido entre cabeça tronco e quatro membros articulados, ou ate mesmo como os mamíferos em geral, que possuem glândulas mamarias, mais evidente ainda são as nossas semelhanças com os primatas.

Porém ao mesmo tempo que temos muitas semelhanças com outras categorias de animais, temos muitas diferenças, um grande exemplo disso é a grande capacidade de ter um pensamento logico, fala desenvolvida, matemática, etc.

Como verificar a semelhança entre especies?

É necessário observar vários fatores para se verificar o grau de semelhança entre especies, tais como a anatomia, verificar a composição das moléculas, o DNA, os órgãos internos, a fisiologia dentre muitos outros fatores a serem observados. Fazendo as comparações a conclusão que chegaram em relação aos chimpanzés e os humanos são que eles tem uma compatibilidade de 95% a 98%, tendo muitas moléculas idênticas, como a hemoglobina. Esses aspectos possibilitam a divisão dos animais em reino, classe, filo, classe, ordem, gênero e especie.

Diferença dos primatas com relação a outros mamiferos

- Mãos adaptadas com polegar opositor.
- Unhas achatadas ao invés de garras.
- Olhos próximos voltados para frente.
- Cérebro proporcionalmente maior.
- Comportamento social completo.


Classificação dos primatas

São classificados em dois grupos principais, os prossímios e os primatas antropoides. O que diferencia, é geralmente o porte (grande médio e pequeno), a localização onde podemos encontra-los e também a forma de movimentação e interação social entre os membros das especies.


Figura 1 : http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/evolucao-humana.htm

Comentários

Postar um comentário